Churrasquinho de gato

Quem é que não gosta de um belo churrasquinho de gato? Os espetinhos de carne são um sucesso em todo o Brasil e são uma ótima opção de comida rápida e nutritiva para quem não tem tempo, ou até mesmo para quem quer dar aquela espairecida no meio da semana.

Mas por que espetinho de gato? Já parou para pensar nisso alguma vez? Algumas pessoas acreditam que o churrasquinho é feito de carne de gato mesmo. Será que é verdade? O nosso post de hoje vai falar um pouquinho do famoso churrasquinho de gato e até falaremos o porquê desse nome.

No final, traremos uma receita de um delicioso churrasquinho. Quer aprender? Fique com a gente até o final.

churrasquinho de gato

Possível origem do nome “churrasquinho de gato”


A gente deu uma revirada por aí e não podemos dizer de fato uma origem certa sobre esse termo. No entanto, observamos algo que pode ser o primeiro relato do “churrasquinho de gato” no nosso país e ele vem de uma história muito peculiar, podemos até dizer pitoresca.

O Jornal do Brasil, de 25 de agosto de 1960 fez uma matéria com o título “Gato por Vaca” que tinha a foto de um ambulante vendendo espetinhos em frente a Central do Brasil. Resumindo a história, naquela época muitas pessoas denunciaram o ambulante dizendo que os churrasquinhos eram feitos com carne de gato.

Foram tantas as denúncias que a vigilância sanitária investigou. O que as pessoas não imaginavam é que ao invés de carne de gato era carne de cutias! O engraçado é que na localidade as pessoas tinham reparado o sumiço das cutias mas acreditavam que eram os gatos que estavam comendo elas.

A questão é que os espetinhos eram de cutias mas os gatos levaram a fama. É assim até hoje, muita gente deixa de comer espetinhos na rua porque ainda acredita que pode ter sido feito com carne de gato. Na dúvida, como não dá para se assegurar de qualquer ambulante, procure sempre os que tem mais tempo no local, que aparentam uma estrutura melhor e mais limpa. Comer carne de gato, ninguém merece!

O que é o churrasquinho de gato?


Acredite, não tem gato! Na verdade o churrasquinho de gato nada mais é que o espetinho de carne assada vendida por aí. Sabe aqueles empreendedores que ficam em lugares estratégicos com uma churrasqueira e vendendo espetinhos? Pois então! Churrasquinho de gato.

Diferente do que o nome diz, o espetinho é feito de carne bovina, frango, coração de galinha e linguiça. Você poderá pedir um espetinho de um sabor, ou um misto, com mais de um tipo de carne misturada.

Entre as carnes bovinas mais utilizadas a picanha ainda é uma das mais pedidas. Isso é por conta da sua maciez e daquela gordurinha que dá todo o sabor. Tem gente que usa acém, outros alcatra. Isso vai depender do que você prefere.

Para escolher a melhor carne é bom você fazer uma boa pesquisa e vários testes para ver o ponto da carne, a maciez e o sabor também. Não se esqueça, carne dura afasta a freguesia!

Leia também: Espetinho de barata e escorpião

espetinho de gato

Receita de churrasquinho de gato


Falamos tanto dele que aposto que você ficou com água na boca, não foi? Então prepare-se que agora vamos te ensinar a preparar o velho e conhecido churrasquinho de gato. Você vai se deliciar com essa receita e deixar as outras pessoas babando. Vamos lá?

Churrasquinho de gato (alcatra)

Ingredientes

  • 2 Kg de alcatra sem gordura;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 cebola grande;
  • 1 colher de sopa de salsinha;
  • 1 litro de água;
  • Sal à gosto;
  • Pimenta do reino.

Modo de preparo

A primeira coisa que você vai precisar fazer é limpar bem a carne, tirando toda a gordura. Corte ela em cubinhos para que sejam espetados. É importante que os pedaços não sejam muito grandes, para que facilitem no consumo.

Coloque os pedaços de carne no espeto. Agora é hora de cuidar do tempero. Pegue a cebola, o alho, a pimenta do reino, o sal e um pouco de água. Amasse tudo e leve ao liquidificador. Bata, acrescente mais água e misture.

Deixe os espetinhos dentro do tempero por um tempo, feche a vasilha e retire todo o ar. Deixe por 12 horas e depois é só levá-los à churrasqueira, ou chapa. Asse até ficar no ponto desejado.

Se delicie com um churrasquinho de gato


Agora você já pode testar a receita na sua casa e comer o seu próprio churrasquinho de gato. Aos poucos você pode incrementar a receita original, que é essa que mencionamos aqui, e adicionar outros ingredientes e materiais.