Carne para fondue de queijo: Qual a melhor?

Para quem não vê a hora de chegar aquele tempo frio, nada melhor do que descobrir qual a melhor carne para fondue de queijo, pois é uma das melhores combinações.

O fondue com carne costuma ser um prato divertido, já que geralmente é compartilhado entre várias pessoas. Porém, seus benefícios não param por aí, pois as receitas são versáteis e você pode usar uma gama de ingredientes.

Sendo assim, eu fiz um apanhado superbacana com as dicas mais incríveis que encontrei, além de mostrar a você qual o melhor corte bovino deve escolher. Confira!

Qual a melhor carne para fondue de queijo?

carne para fondue de queijo

Gosto de dizer que a melhor carne vermelha para qualquer preparo é aquela que o nosso bolso acomoda. Isso porque não adianta querer fazer fondue com alcatra ou contrafilé, se o bolso banca apenas o coxão mole, concorda?

Porém, como o tema hoje é a melhor carne que existe para fondue, é impossível não falar do filé mignon. Então, é um engano pensar que mignon é bom apenas como medalhão e assado, pois com queijo derretido é divino.

Além disso, é um corte que se sobressai com molhos e sabores acentuados. Não à toa, temos o cordão de filé mignon assado no forno que fica sensacional com molho madeira, por exemplo.

Outro prato que se parece muito com fondue e é feito com mignon, é o filé ao molho de gorgonzola no pão italiano. Afinal, aqui você assa o pão com o queijo dentro e mergulha os pedacinhos dessa carne ultra saborosa.

Por que o filé mignon é a melhor carne para fazer fondue de queijo?

Sabendo que existem inúmeros cortes e alguns até mais nobres, como a picanha Wagyu, por que escolher esse corte? Não existe um único fator que determina isso, mas ao menos 8 qualidades que tornam o filé mignon a melhor escolha. Veja só:

  1. É um dos cortes mais macios que existem.
  2. Não há nervos ou partes rígidas.
  3. Carne com pouquíssima gordura e isso é ideal para acompanhar queijo.
  4. Não tem nenhuma parte com osso.
  5. Possui sabor delicado que favorece os temperos certos.
  6. Oferece versatilidade em preparos de tiras, bifes e cubos.
  7. Grande capacidade para absorver a combinação de sabores dos molhos.
  8. Entrega um dos pontos de carnes mais apropriados para fondue.

Uma dica de ouro é lembrar de fazer cortes maiores, mesmo em cubos prefira pedaços maiores. As fibras do mignon são macias demais e quanto menores os pedacinhos, maior a chance de “ressecar” em teoria.

Afinal de contas, estamos atrás mesmo é da suculência e isso o filé entrega em abundância!

E qual o melhor queijo para fondue?

Já que estamos falando de ingredientes mais nobres para compor o fondue, por que não conhecer os melhores queijos? Antes de mais nada, saiba que você pode usar qualquer queijo que tiver à disposição.

No entanto, queijos tradicionais como a muçarela, prato e Minas Frescal, por exemplo, exigem uma mistura extra para ganhar consistência.

Portanto, os dois melhores e mais tradicionais queijos usados no fondue, são:

  1. Queijo Gruyère: por ser fabricado com leite cru de vaca, o Gruyère possui textura bastante cremosa e sabor adocicado, dispensando a adição de qualquer outro ingrediente.
  2. Queijo Emmental: possui sabor muito suave e com um toque adocicado incrível, é muito conhecido por seus furos e notório paladar picante.

Estes dois queijos podem ser preparados juntos ou separados, mas combinados dão mais cremosidade ao preparo. Porém, um queijo que gostaria de evidenciar aqui é o gorgonzola. Não é todo mundo que gosta, pois tem sabor forte e marcante.

Uma dica interessante é criar uma proporção de queijos para equilibrar o fondue, dessa forma:

  • 150g de queijo Gruyère
  • 150g de queijo Emmental
  • 100g de queijo gorgonzola

Quando esses queijos se fundem e você mergulha um belo pedaço suculento de filé mignon ao ponto, se prepare para a melhor explosão de sabor que você já experimentou, sem exageros.

Quais são as carnes que podem ser usadas para fondue?

“Eu queria uma carne boa sim, mas o filé mignon está caro demais em minha cidade, tem como trocar?”. Olha, o preço dessa carne está elevado em todo lugar, mas tem sim, é possível preparar fondue com cortes, como:

  1. Coxão duro de procedência, precisa ser cortado contra as fibras para ter maciez, mas também dá certo.
  2. Coração de alcatra.
  3. Maminha em cubos.
  4. Patinho em tiras.
  5. Contrafilé.
  6. Coxão mole ou chã de dentro.

Como é servido o fondue: sugestão para uma apresentação linda!

O fondue consiste em preparar carne assada, frita, cozida, empanada, entre outros. Depois você faz um preparo com queijos para derreter e ficar cremoso.

Por isso é interessante ter uma panela elétrica para fondue, pois ajuda a manter o queijo aquecido. Dessa maneira, selecionei uma receita que acredito que você vai gostar, anote os ingredientes:

  • 200g de queijo Gruyère
  • 200g de queijo Emmental
  • 150ml de vinho branco
  • 2 dentes de alho
  • 800g de filé mignon em cubos grandes
  • Pão italiano (opcional)

O primeiro passo é cortar o alho ao meio e esfregar na panela que utilizaremos para derreter o queijo. Em seguida, adicione o vinho branco e o queijo aos poucos e vá mexendo até derreter tudo.

Agora, adicione manteiga numa panela, tempere a carne com sal, pimenta-do-reino e ervas finas e dê uma leve selada no mignon. O importante é que a carne esteja bem macia para mergulhar no queijo.

Por fim, transfira a mistura de queijo para a panela de fondue, a fim de manter aquecida e posicione a carne e os pães ao lado. Para essa receita vou deixar um vídeo completo:

DICA EXTRA: caso não tenha panela de fondue, o ideal é preparar na panela até derreter e transferir para um pão italiano cortado e sem miolo. O pão será a “panela” de fondue, depois é só aquecer no forno quando esfriar!

Já escolheu a carne para fondue de queijo que vai utilizar sempre que reunir os amigos ou comemorar ocasiões especiais? Não tem segredo, basta temperar bem e acertar no preparo que toda carne é grande candidata.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!