X

Carne de segunda para churrasco: Qual a melhor? Como preparar?

A grana tá curta e você quer saber como preparar carne de segunda para churrasco? Neste texto vamos falar sobre isso!

Acém, peito, paleta e músculo dianteiro são cortes bovinos tidos como de segunda. Por isso, são mais baratos e, por vezes, podem não agradar o paladar de todos. Contudo, é possível fazer um bom churrasco com carne de segunda, basta saber preparar.

Um ponto para ficar atento para um churrasco de qualidade é em relação a procedência da carne e se o animal é jovem.

Para saber se o boi foi abatido no período correto, basta observar se os ossos são brancos e finos, além da coloração da carne, que deve ser vermelha. Já a gordura deve estar bem clara. Este é um indicativo fundamental para que a carne fique saborosa.

Outro ponto a ser levado em consideração é em relação a como a carne é limpa no açougue. Isso porque, é imprescindível que sejam retirados completamente as peles e nervos para não que o corte não fique duro.

Como preparar carne de segunda para churrasco


Uma das formas de conseguir aproveitar os cortes de segunda para churrasco é cortá-los em formato de medalhão e colocá-los no espeto.

Para fazer o corte em medalhão, é essencial uma faca bem afiada e que a carne seja cortada no sentido contrário da fibra, medindo um dedo de espessura.

A gordura deve ser colocado primeiro no espeto e, na churrasqueira, é preciso manter uma distância de 40 cm da brasa.

Outra dica, é colocar o sal somente depois que a carne estiver no fogo, pois ao assar assim a carne não resseca enquanto está na brasa.

Dessa forma, se garante suculência e sabor ao corte.

Após assada (o churrasqueiro é que vai definir o ponto correto), basta tiras o excesso de sal e cortar da forma que preferir.

A ponta e miolo da paleta, peito e acém são alguns corte que podem ser servidos em forma de medalhão e chegam até mesmo a serem confundidas com picanha, com a vantagem que os preços chegam a ser até mesmo 50% mais baixos.

Para complementar seu churrasco, escolha acompanhamento, molhos e bebidas que deixem a refeição perfeita.

Dicas para deixar a carne mais macia


Escolhendo a melhor carne de segunda para churrasco, para deixar o corte ainda mais macio, é possível aplicar alguns truques na hora de temperar. Confira algumas dicas:

1. Misture azeite e vinagre de vinho branco e coloque a carne para marinar por no mínimo 2 horas;

2. Deixe a carne de molho em uma cerveja escura (proporção de uma lata para cada quilo de carne);

3. De um dia para o outro, coloque rodelas de cebolas grossas junto à carne;

4. Use o martelo de carne para amaciar o corte. Com o lado de pontas agudas e triangulares, faça perfurações na carne que ajudam o rompimento das fibras que as deixam mais duras. O outro lado com pontas mais planas e menores afinam e amaciam o corte;

5. Esprema um limão na carne e espalhe por toda a peça. Deixe por algum tempo;

6. Polvilhe bicarbonato de sódio e deixe na carne por cerca de 3 a 4 horas. Após isso lave a carne e tempere como preferir.

Como você pode ver, ainda que você esteja com pouco dinheiro para investir em cortes de primeira, é possível fazer um bom churrasco com a carne de segunda.

Agora que você já sabe a melhor forma de escolher e preparar a carne de segunda para churrasco, você  quer passar de churrasqueiro de final de semana para um profissional mestre em churrasco? Já pensou em arrasar nos churrascos dos familiares e amigos ou até mesmo atuar profissionalmente na área?

Se a sua resposta para esta pergunta for sim, você precisa conhecer o Curso Mestre do Churrasco.

Trata-se de um programação 100% online que capacita o aluno para se torar um Mestre do Churrasco. Se você deseja essa qualificação para atuar profissionalmente no ramo, o aluno recebe, ao completar o curso, um certificado válido em todo o Brasil.

O Curso Mestre do Churrasco ensina:

  • O ponto certo para a carne para conseguir um churrasco perfeito;
  • Os tipos de corte de carne para um bom churrasco;
  • Molhos e acompanhamentos para deixar o churrasco mais completo e com aspecto profissional;
  • Técnicas para assar usando carvão ou lenha; e muito mais.

Faça o Curso Mestre do Churrasco e impressione com as técnicas exclusivas de churrasqueiros profissionais!