Carne de avestruz: 4 Receitas e dicas para preparar

Quem busca se aventurar no consumo de diferentes tipos de carnes, encontra na carne de avestruz muito sabor e maciez. Você já experimentou?

Embora encontremos essa carne apenas em comércios especializados, certamente vale muito a pena a experiência. Só que para obter bons resultados e fazer o preço compensar, é necessário saber algumas coisas.

Sendo assim, eu fiz uma seleção fantástica de receitas apetitosas, além de dicas muito importantes que vão diferenciar seus preparos, seja qual for a ocasião. Então, não deixe de conferir!

4 ideias de receitas com carne de avestruz + dicas para aprimorar a experiência

A carne de avestruz é bastante difundida atualmente, mas esse cenário já foi muito mais promissor, especialmente aos criadores. Há cerca de 10 a 15 anos, houve um “boom” no consumo de avestruz, fazendo com que a criação explodisse.

Porém, com o passar dos anos os custos de produção ficaram insustentáveis, fazendo com que o preço ao cliente ficasse alto. Por conta disso, o consumo foi caindo lentamente, tanto, que hoje são poucos os lugares que vendem.

Só que é aquele negócio, se você encontrar pode comprar sem medo porque não vai se arrepender. Aparentemente é muito parecida com carne vermelha, principalmente na cor, mas sobretudo na quantidade de proteínas.

Contudo, é uma carne bastante magra, contendo níveis baixos de colesterol e menos gordura do que o frango. Sendo assim, essa carne magra é saudável e rica em sabor, mas exige certos cuidados no preparo, para manter suculência.

1. Filé de avestruz servido com creme de abóbora

Para começar nossa série de receitas vamos apostar no corte mais nobre do avestruz, que é o filé de avestruz. O filé dessa ave poderia facilmente ser comparado ao filé mignon bovino, tanto em sabor quanto textura e suculência.

Assim como a maioria de seus cortes, o filé é tirado da coxa e traz uma combinação de vantagens incrível. Anote os ingredientes:

Ingredientes do creme de abóbora

  • 2 dentes de alho processados
  • 1 cebola média picada
  • 1kg de abóbora cabotiá sem casca em cubos
  • ¼ xícara (chá) de água
  • Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Folhas de manjericão a gosto
  • 200g de creme de leite

Ingredientes do filé de avestruz

  • 400g de filé de avestruz (2 filés de 200g)
  • Sal, pimenta-do-reino e temperos naturais para carne a gosto
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • ½ xícara (chá) de vinho tinto seco

Modo de preparo dos pratos

carne de avestruz

Começando pelo creme de abóbora, refogue alho e cebola numa panela com azeite. Em seguida, acrescente abóbora, temperos, folhas de manjericão e 70ml de água. Agora, misture, tampe e deixe cozinhar até apurar, mexendo se for preciso.

Depois disso, transfira para um processador, acrescente creme de leite e bata até ficar homogêneo. Por fim, volte à panela, corrija o sal e esquente quando servir a carne.

E por falar em carne, você certamente sabe como fritar bife, não é mesmo? Sendo assim, tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino e coloque azeite numa frigideira.

Assim que esquentar, adicione um bife por vez e frite por cerca de 2 a 3 minutos de cada lado. O segredo é adicionar manteiga e vinho durante o processo, de modo a fazer uma redução maravilhosa.

DICA EXTRA: é preferível servir ao ponto do que carne bem passada. Isso porque devido ao baixo teor de gordura, o avestruz resseca com facilidade. Uma dica de montagem: coloque o creme de abóbora e posicione os bifes em pedaços suculentos, fica lindo!

De toda forma, acompanhe o preparo para instigar sua curiosidade:

2. Medalhão de avestruz com crosta de bacon e purê de couve-flor

Um dos cortes clássicos do avestruz é o medalhão. Na realidade, também é um corte retirado da coxa, onde a suculência é preservada ao máximo. Nessa sugestão, faremos duas coisas diferentes, que é o purê de couve-flor e uma carne especial.

Para fazer o purê você só precisa colocar couve-flor na panela e acrescentar leite para cobrir o fundo. Em fogo médio, cozinhe até murchar e ficar macio. Na sequência, coloque no liquidificador e processe até virar uma pasta.

Transfira para uma panela, corrija o sal e acrescente bastante manteiga, mexa até incorporar e reserve.

Agora, corte o filé de avestruz em medalhões, como se fosse fazer carne para acompanhar risoto. Enrole uma fatia de bacon no medalhão e frite na manteiga até selar, dourando todos os lados. É muito rápido, cuidado para não fritar demais.

Novamente, o ponto ideal para ter uma carne bem macia é no máximo ao ponto. Por fim, sirva o purê de couve-flor e acomode os medalhões extremamente aromáticos, visualmente irresistíveis e com sabor divino!

DICA EXTRA: experimente o tradicional acompanhamento para bife, prepare ervilha torta na frigideira da fritura da carne. Aproveite o resquício da gordura do bacon e adicione mais manteiga para desgrudar, sirva sobre a carne!

3. Tradicional churrasco de avestruz com alho frito

Se você procura uma receita que é um arraso a cada mordida, precisa conhecer essa sugestão de churrasco com avestruz. O melhor de tudo é que você pode usar qualquer corte que não tenha osso, ou seja, versatilidade no churrasco.

No entanto, o truque dessa sugestão é fritar pedaços ou lâminas de alho até ficar bem crocante e servir sobre a carne assada:

  • 400g de filé de avestruz;
  • Sal, pimenta-do-reino e chimichurri com pimenta a gosto;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 6 dentes de alho picados ou laminados;
  • Azeite ou óleo para fritar o alho.

Tempere a carne e coloque manteiga em temperatura ambiente por cima, deixando a carne absorver esse ingrediente. Em seguida, leve a uma distância de 30cm a 40cm da brasa quente e deixe cerca de 3 minutos de cada lado.

Coloque o alho picado numa panela com óleo e frite em fogo baixo até dourar. Por último, corte a carne em tiras suculentas e espalhe o alho sobre os pedaços. Pronto, essa vai se tornar facilmente uma das melhores carnes para churrasco, pode apostar!

4. Iscas de filé de avestruz com um tempero especial

Quer aprender uma sugestão fantástica de carne para tira gosto feita com avestruz? Então, recomendo a você comprar a carne já picada em tiras, e isso você encontra em grandes supermercados.

Digo isso porque assim é mais fácil e você não precisa lidar com o corte do filé, não é verdade? O tempero pode ser o da sua preferência, mas aqui vai uma sugestão:

  • 500g de isca de avestruz
  • ½ maço de alecrim debulhado e picado
  • ½ maço de manjericão picado
  • Tomilho fresco a gosto picado
  • ½ alho-poró picado (apenas a parte mais branca)
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cebola grande picada
  • 150ml de vinho tinto seco
  • Sal, pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto
  • Azeite a gosto

Embora pareça muita coisa, tudo que precisa fazer é bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto a carne. Em seguida, despeje o tempero na carne e misture para incorporar os temperos.

Depois, aqueça azeite na frigideira e frite aos poucos, sempre virando para uniformemente. Eu sempre utilizo manteiga para fritar, pois dá sabor e maciez à carne.

DICA EXTRA: não existe petisco bom o bastante que um molho caprichado não possa melhorar. Nesse caso, você pode apostar em receitas de molhos para carnes, como o molho de iogurte refrescante, molho picante com jalapeño ou molho de ervas!

Mais uma opção de carne saudável para seu cardápio!

Se alguém colocar carne de alcatra ou contrafilé de um lado, e uma travessa com carne de avestruz do outro, você dificilmente sabe qual é qual.

Essa carne é uma das poucas, se não a única, que é parecidíssima com a carne bovina. E olha que estamos falando de carne de ave hein?

Só que a grande diferença está no sabor adocicado, no baixo teor de gordura, bem diferente da carne cupim, e no aspecto saudável da alimentação.

Desse modo, as sugestões acima não representam toda a gama de possibilidades dessa carne sensacional. Afinal de contas, é possível fazer assado no forno, hambúrgueres, moída com legumes e até recheado, não deixe de provar.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe com mais pessoas nas redes sociais. Afinal, conhecer um novo tipo de carne saudável é sempre útil, não é verdade? Até a próxima!