Carne boa para moer: Qual a melhor e mais barata carne moída

Se você está procurando uma carne boa para moer, saiba que o acém bovino é um dos cortes mais fantásticos, super versátil, saboroso e o melhor de tudo, relativamente barato se você considerar como ele enriquece as receitas.

A verdade é que com a melhoria genética dos animais e o manejo mais profissional, hoje você pode usar diferentes cortes que antigamente não ficavam tão bons. Quer saber tudo sobre as melhores carnes moídas? Então, acompanhe as dicas!

Carne boa para moer pode ser barata e eu vou provar para você

carne boa para moer

Todos têm uma preferência pessoal na hora de escolher carne para moer. Algumas pessoas preferem cortes magros para pratos leves e saudáveis. Já outras situações exigem que a carne tenha mais gordura, como no preparo de hambúrguer.

Contudo, quando você procura opções baratas, é impossível não dizer que o acém bovino é uma das melhores carnes. Atualmente, o quilo do acém varia entre R$24,00 e R$32,00, o que é um ótimo preço.

Isso porque ele oferece qualidades parecidas com a carne patinho, por exemplo, corte preferido de muitos. Porém, o acém tem o diferencial de trazer suculência e sabor, pois tem um pouco mais de gordura intramuscular.

Inclusive, classifica-se o acém como o corte mais macio do dianteiro do boi, sabia disso?

Por que o acém bovino é uma das melhores carnes para moer?

O acém é um corte que fica na parte superior dianteira do boi, bem sobre a paleta e atrás do pescoço. E tal posição garante tudo que uma boa carne precisa ter, como gordura entre fibras e boa quantidade de colágeno.

Por sua vez, essa combinação garante uma carne moída sensacional e pratos inigualáveis, veja todas as suas particularidades:

  1. Versatilidade: mesmo moído, o acém viabiliza muitas preparações, como hambúrgueres, pratos à bolonhesa, almôndegas, recheios e petiscos fritos.
  2. Suculência: devido ao marmoreio, o acém tem uma suculência que você só encontra em cortes nobres.
  3. Textura perfeita: o corte é um dos poucos que tem um misto de textura firme e macia ao mesmo tempo. É justamente essa qualidade que o torna ideal para moer.
  4. Custo-benefício: como eu já apontei, você paga barato e leva uma carne especial para compor suas preparações.
  5. Sabor suave: embora tenha certo nível de gordura, o acém não deixa de ter um sabor suave que cabe perfeitamente no cardápio.

O que dá para fazer com acém moído? Sugestões incríveis de preparo

Sempre que eu compro acém moído, logo me vem à cabeça muitas ideias fenomenais. Uma vez nós fizemos aqui  o famoso buraco quente, que é pão francês, carne moída ao molho e queijo para derreter.

Neste preparo, o acém deixa o recheio úmido e incrivelmente apetitoso. Em contrapartida, também é possível preparar escondidinho de carne moída daqueles com muito recheio, queijo e cremosidade.

Quer algo mais simples para o dia a dia? Então, que tal uma carne moída refogada com tomate, mandioquinha, cheiro-verde e cebola? Olha só a quantidade de ideias para aproveitar o acém. Confira receitas imperdíveis:

  • Hambúrguer caseiro com alho, sal, pimenta, açafrão e curry.
  • Almôndegas ao molho de tomate rústico com toque de manjericão.
  • Torta de carne moída com cogumelos salteados na manteiga.
  • Tradicional macarrão à bolonhesa com acém.
  • Chili com carne e uma pitada de pimenta.
  • Ragú de carne moída na frigideira com passata rústica e azeitonas.

Que carne é boa para moer além do acém bovino? Veja 4 alternativas que não decepcionam

carne boa para moer paleta

Sempre destaco que na cozinha não podemos depender de um ingrediente, pois imprevistos acontecem. E com o acém não é diferente. Nesse contexto, você precisa ter carnes alternativas que sejam igualmente vantajosas.

1. Patinho

Na opinião de muita gente, o patinho é a primeira escolha de carne boa para moer. Realmente, as receitas com patinho não perdem em nada para o acém. Porém, você precisa saber que o patinho tem pouquíssima gordura.

Dessa maneira, é uma carne que fica sequinha, e a depender do prato, o resultado é um preparo sem tanto brilho. Mas nada que a adição de manteiga não resolva, pois a manteiga deixa a comida apetitosa e úmida.

BÔNUS VALIOSO: se você não abre mão da carne moída saudável, uma boa alternativa é moer dois tipos de carnes. Por exemplo, você pode pedir 70% de patinho e 30% de acém ou outro corte com mais gordura. Aliás, dá para moer pedaços pequenos de bacon em proporção de 80% (patinho) e 20% (bacon).

2. Coxão mole

Já o coxão mole é conhecido por diferentes nomes, como chã de dentro, coxão de dentro e até polpão, e é uma ótima alternativa ao acém. Tudo bem que é mais caro, mas suas qualidades compensam a diferença de preço.

O coxão mole fica na parte traseira do animal, onde estão as melhores carnes. Não à toa, o corte tem fibras curtas, boa capa de gordura e baixo nível de marmoreio. Em vista disso, é perfeito como carne moída, ainda mais se você comprar de boi angus.

Acompanhe o vídeo de uma receita fácil que leva coxão mole como protagonista da refeição:

3. Peito bovino

Antigamente, considerava-se o peito bovino como carne de terceira, por conta da firmeza das fibras. A própria estrutura do corte não favorecia as receitas que não fossem de assados, mas isso mudou nos últimos anos.

Nos EUA, o peito é uma iguaria que dá lugar ao tradicional Brisket assado lentamente, chega a derreter na boca. Por aqui, o peito bovino ganhou muita qualidade, maciez e uma gordura incomparável. Assim, o corte se tornou referência como carne moída, principalmente no preparo de hambúrgueres artesanais.

4. Paleta

Outro exemplo de que o açougue moderno está em constante transformação é a paleta bovina. Isso porque o corte tem uma consistência firme e alta quantidade de gordura, logo, quem ama sabores potentes, escolhe a paleta nas receitas.

Por falar em preparação com paleta moída, o ragú é uma ótima pedida para aproveitar as qualidades desse corte incrível. Porém, é importante comprar em açougue confiável que tenha profissionais que saibam manusear os cortes.

E agora, diante de tantas opções maravilhosas, o que você julga ser uma carne boa para moer? O importante é não deixar de experimentar novos cortes, porque cada um tem sempre uma surpresa boa para enriquecer nossas receitas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e até a próxima!