X

Carne boa para moer: Opções boas e baratas

A moagem da sua própria carne em casa contribui para uma melhor textura e um sabor mais fresco, veja o guia passo a passo de como escolher carne boa para moer.

A boa cozinha começa muito antes da comida ir para mesa.Sem dúvida, ela começa com a escolha dos ingredientes.

Portanto, se você quiser fazer um hambúrguer incrível, você precisa começar com a melhor carne moída possível.

Então, com o equipamento certo, a escolha da carne certa e um pouco de tempo, a moagem de carne pode ser uma das tarefas de cozinha mais fáceis e mais satisfatórias.

Como é feita a carne moída?


A carne moída é feita a partir de restos de carne, como bifes e assados. Os rótulos das embalagens lhe dirão de que parte da vaca veio.

Esses rótulos também especificam a relação entre peso e gordura, que é a proporção entre carne magra e gordura.

Como escolher carne boa para moer


Os cortes baratos e gordurosos são os melhores para usar quando você está moendo carne. As partes duras desses cortes não se dão bem com assar, grelhar ou refogar, mas são facilmente camufladas quando são moídas.

Lombo moído 90% (bem na frente da perna traseira) terá muito pouca gordura. Lombo é melhor em receitas que podem incluir especiarias para trazer o sabor. O lombo pode ser mais seco e pode não ter uma textura tão macia.

  1. A mistura perfeita de carne boa para moer é 80/20

Certifique-se de obter carne moída 80/20, o que significa que é 80% magra, 20% de gordura. Isso pode soar como uma grande quantidade de gordura, mas uma grande quantidade dessa gordura será produzida à medida que você a cozinha, com o resultado sendo um hambúrguer suculento e úmido.

Tudo bem, e aquelas bandejas de carne moída que vendem no supermercado?

Algumas delas não são tão boas, mas acontece que alguns delas são exatamente o que você precisa.

Você pode escolher a carne que foi moída na loja e embrulhada na embalagem tradicional conhecida como a bandeja de invólucro da loja (basicamente, uma bandeja de isopor rasa com filme plástico).

Para saber se está escolhendo a carne certa, veja se a carne será agradável e rosa com manchas de gordura branca visíveis.

  1. Peça ao açougueiro para moer a carne na hora

Há outra escolha para você, que é pedir ao açougueiro para moer um pouco de carne para você ali mesmo. É um pedido normal e algo que qualquer bom açougueiro deveria estar disposto a fazer. Se não o fizerem, é hora de encontrar outro lugar para comprar sua carne.

Então agora você sabe o que procurar e o que evitar.

  • Pacote de carne: Não.
  • Bandejas de carne com plástico que não tocam a carne: Não.
  • Bandejas de carne com o plástico que toca a carne: Sim.
  • E, claro, qualquer carne moída na hora, 80% magra, que seu açougueiro pesa e embrulha para você.

Mas se você tiver alguma dúvida, basta pedir a parte gordurosa da carne.

  1. Selecionando a carne moída direita

Ao comprar carne moída, certifique-se de que não haja rasgos na embalagem. Além disso, certifique-se sempre de verificar a data de validade.

A carne deve ser uma vermelha brilhante com a gordura uniformemente misturada. Se a carne estiver marrom ou cinza do lado de fora, isso significa que ela começou a estragar.

Não se preocupe se, ao abrir o pacote de carne, ele estiver acastanhado no centro – isso se deve à falta de exposição ao oxigênio.

Como armazenar carne moída


Primeiramente, a carne moída fresca embalada deve ser armazenada na parte mais fria do seu refrigerador e usada ou colocada no freezer dentro de dois dias.

Assim, para congelar a carne moída, retire-a da embalagem do mercado e divida-a em partes específicas da receita.

Para preparar refeições rápidas, você pode formar a carne em hambúrgueres, em seguida separar com papel pardo ou plástico, selar em um saco e colocar no freezer.

Para descongelar a carne, tire-a com antecedência e coloque na geladeira. Você também pode descongelar com segurança no microondas.

Evite carne moída que pareça pálida ou pastosa, pois assim ela foi provavelmente moída muitas vezes.

Carne moída é o item mais perecível no caso de carne e, portanto, tem o menor prazo de validade.

Quando você pegar sua carne moída, guarde-a imediatamente na geladeira que está abaixo de 40 graus.

Use a carne no mesmo dia ou congele-a para um dia posterior, ou  até 3-4 meses. Mas pra isso, enrole a carne em filme plástico ou papel alumínio e coloque em sacos seláveis ​​de plástico hermeticamente fechados.

Agora que você já sabe como escolher carne boa para moer, siga as instruções e faça a sua receita ter o melhor sabor possível!