Bolinho de carne moída frito: Receita para fazer

O bolinho de carne moída frito chega a ser uma receita mágica, onde você pode fazer o preparo mais básico. Mas ao mesmo tempo inovar e transformar as opções.

A gente olha para o preparo tradicional e num primeiro momento é uma mistura ultra simples. Porém, ao passo em que nos aprofundamos, compreendemos que dá para fazer qualquer coisa, até mesmo incluir massa de pão. Você sabia?

Então, para ajudar, eu separei uma receitinha que é muito fácil de fazer, além de sugestões tiradas dos melhores livros de gastronomia. Vamos lá?

Receita de bolinho de carne moída frito com sabor e praticidade

bolinho de carne moída frito

É comum a pessoa se embananar na hora de fazer bolinho, pois inventa demais e a massa não fica firme. E como sabemos, a mistura do bolinho tem que estar consistente na medida para fritar corretamente.

Essa “comidinha” é versátil e funciona como poucas quando falamos em petiscos de boteco. Só que é aquela coisa, você precisa dominar a receita simples para poder escalar o preparo com mais ingredientes especiais.

Com isso em mente, veja a seguir um preparo que é muito fácil, mas proporciona um êxtase no paladar. Já vai anotando para não deixar nada passar:

Ingredientes

  • 1kg de carne acém moído (ou outra da sua preferência);
  • 1 ovo;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Páprica picante, açafrão e ervas finas a gosto;
  • Cheiro-verde picado a gosto;
  • 4 dentes de alho picados;
  • 1 cebola média ralada;
  • Farinha de rosca suficiente para dar o ponto na mistura;
  • Óleo suficiente para fritar os bolinhos.

Modo de preparo detalhado

  1. Coloque a carne numa tigela grande.
  2. Adicione ovo, cheiro-verde, alho e cebola.
  3. Agora, dê uma leve misturada para incorporar à carne.
  4. Em seguida, acrescente os temperos, como sal, pimenta-do-reino, açafrão, páprica e ervas finas.
  5. Volte a misturar até juntar tudo.
  6. Depois disso vem a parte mais importante, que é acrescentar farinha de rosca aos poucos.
  7. Antes de colocar, avalie a consistência e umidade da mistura.
  8. Então, acrescente um tanto e misture.
  9. O ponto ideal é quando está desgrudando da mão, mas firme o suficiente para formar bolinhos.
  10. Com isso, pegue uma porção média e modele os bolinhos à mão.
  11. Faça movimentos circulares até obter um bolinho liso e redondo.
  12. Por fim, coloque dois dedos de óleo numa panela e ligue em fogo alto.
  13. Assim que fumegar, vá fritando os bolinhos aos poucos, virando sempre para fritar uniforme.

Não deixe fritar demais para não ressecar, mas tampouco frite de menos para não comer carne crua. Afinal de contas, não estamos falando de comer ceviche de carne, não é verdade? Dá uma olhada no vídeo da receita caso tenha dúvidas:

DICA EXTRA: faça essa substituição para facilitar sua vida!

Atualmente, não encontramos mais nada tão barato assim no mercado. Além do preço das carnes, alguns ingredientes estão relativamente acima do que estavam há alguns meses.

E um bom exemplo disso são os temperos naturais para carne, indispensáveis em receitas como a do bolinho. Para se ter ideia, o chimichurri com pimenta, que é um dos mais saborosos, foi um dos que mais aumentou.

Nesse sentido, minha dica extra é para você realizar uma substituição pontual nessa receita. Ao invés de usar especiarias e condimentos, opte pelo creme de cebola pronto.

Isso porque se trata de um tempero ideal para carne moída. Além do que, ele consegue trazer mais consistência à mistura da carne. Em contrapartida, você precisará maneirar na farinha de rosca, a fim de não deixar a carne seca demais!

Receita diferente de bolinho de carne como você nunca viu!

Olha, antes de falarmos sobre essa receita de petisco rápido e barato, lhe peço para manter a mente aberta, certo? Falo dessa forma porque no preparo entra uma técnica, digamos, um tanto inusitada e “fora da curva” comum.

  • 400g de pão italiano amanhecido
  • 700g de patinho moído
  • Wasabi, noz moscada em pó, raspas de limão e gengibre ralado a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde e alho-poró picado a gosto
  • Shoyu a gosto
  • Manteiga a gosto

Só pelos ingredientes já dá para perceber que vem coisa “maluca” por aí né? Antes de mais nada, corte o pão amanhecido em fatias e coloque numa tigela grande.

Em seguida, cubra com água e acrescente ramos de tomilho e alecrim. O tempo exato aqui é de 40 minutos, até o pão absorver tudo.

Na carne, adicione todos os temperos e restante dos ingredientes, mas por favor, não coloque farinha de rosca. O responsável por dar liga é o pão. E por falar nisso, retire o pão da água, pressionando muito bem para eliminar o líquido.

Por fim, acrescente o pão escorrido à carne e misture até perceber que incorporou e está homogêneo. Faça bolinhos médios e frite por imersão em óleo bem quente até dourar.

SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO: sabe aquele vinagrete para espetinho de churrasco saboroso, ácido na medida e potente? Então, esse bolinho fica divino com o vinagrete. Além disso, coloque um bom molho de pimenta à mesa e delicie-se!

Não deixe de pegar mais detalhes no vídeo da receita abaixo:

Bolinho é kibe? Qual a diferença entre kibe e bolinho de carne?

Deixa eu te contar uma história engraçada. Certo dia um amigo me convidou para comer quibe em sua casa. Era um desses dias em que a pessoa serve esses petiscos fáceis para aniversário, sabe?

O engraçado é que o convite veio com a pretensão de comermos quibe. Então, chegando lá ele serviu os pratos e daí eu perguntei: “ué, quando comeremos quibe?”. Ele olhou e disse: “mas o quibe está aí na sua frente”.

Resumo da história, ele fez bolinho de carne, recheado ainda, e disse que era quibe. Estava ruim? Óbvio que não, mas é fundamental saber que bolinho não é quibe. Dessa forma, você nunca prepara algo achando que é outra coisa, concorda?

A grande diferença é que o quibe leva a tradicional farinha de quibe. Como resultado, temos uma fritura mais sequinha e ideal para rechear!

5 ideias de bolinho de carne para transformar as opções do cardápio

Até aqui mostrei para você uma receita simples, uma sugestão bem mais completa e complexa, além de super dicas, correto? Porém, o grande pulo do gato ao fazer bolinho de carne moída frito, é a oportunidade de diversificar os bolinhos à beça:

  1. Bolinho alemão com páprica doce, pão umedecido com leite e ovos.
  2. Bolinho crocante feito com farinha Panko e recheio de queijo.
  3. Sugestão de bolinho recheado com requeijão.
  4. Opção simples de bolinho de carne seca com pedacinhos de coalho.
  5. Sugestão de bolinho recheado com muçarela envolvido no bacon.

Quem busca petisco rápido e fácil tem que aprender a fazer bolinho de carne

Em vista de todas as possibilidades em bolinho de carne moída frito, fica até difícil escolher uma só, não é mesmo? Então, por que você não aproveita as carnes boas para moer que são mais em conta, e prepara de maneira intercalada?

Assim, você tem sempre um acompanhamento simples para seu almoço, mas com sabores que fazem a refeição valer a pena.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, essa você precisa compartilhar em suas redes sociais, uma vez que todo mundo pode se beneficiar do bolinho rápido e despretensioso. Até a próxima!