Alcatra na panela de pressão: Como fazer?

Nem só de churrasco vive o brasileiro e levar as receitas da churrasqueira para a cozinha é uma alternativa. A alcatra na panela de pressão é um bom exemplo.

Depois da picanha Premium e do filé mignon, a alcatra é certamente uma das carnes mais macias e saborosas. Há quem diga que o baixo teor de gordura tira seu charme, mas pessoalmente acho que é o contrário.

Então, venha comigo aprender esse preparo rico em sabor e maciez, tudo a partir de dicas simples e assertivas. Não deixe de conferir!

Como fazer alcatra na panela de pressão: receita simples e suculenta

alcatra na panela de pressão

Para muitos churrasqueiros experientes, fazer alcatra na pressão chega a ser sacrilégio, pois está entre as melhores carnes para churrasco. A justificativa é que existe muitos outros cortes bovinos próprios para isso, tais como:

  • Maminha
  • Cupim
  • Fraldinha
  • Músculo
  • Coxão duro
  • Coxão mole
  • Acém

Nesse contexto, fazer um cupim assado na panela de pressão é muito mais negócio. Afinal, o corte é grande, precisa de mais tempo na pressão e não é tão “nobre”, segundo as mesmas pessoas.

Contudo, eu sou da opinião de que a gente tem que fazer o que “der na telha” mesmo. Nesse caso, saiba que a alcatra fica incrível e entrega um dos melhores sabores em carne de panela.

Ingredientes

  • ¼ xícara (chá) de azeite de oliva;
  • 3 + ½ xícara (chá) de cebola picada grosseira;
  • 2 + ½ xícara (chá) de tomate picado grosseiro;
  • ¼ xícara (chá) de alho picado grosseiro;
  • 3 ramos de alecrim;
  • 4 ramos de tomilho;
  • 1kg de alcatra (peça, bifes grossos ou cubos);
  • 1 colher (sopa) de sal;
  • ½ colher (chá) de pimenta-do-reino;
  • 2 cenouras médias cortadas em palito;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • ½ colher (sopa) de farinha de trigo;
  • Cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo fácil

Para quem acredita que é uma receita complexa por se tratar da alcatra, saiba que é bem simples. Na realidade, se você sabe como fazer carne de panela de pressão, o processo é o mesmo, dá uma olhada:

  1. Na panela de pressão, coloque o azeite até forrar o fundo.
  2. Acomode a cebola sobre o azeite e logo depois o tomate, o alho e os ramos de ervas frescas.
  3. Em seguida, posicione a carne com a gordura virada para baixo sobre essa “cama” de puro sabor.
  4. Para fechar essa primeira etapa, adicione sal e pimenta-do-reino, espalhando sobre toda a carne.
  5. O cozimento inicial leva de 25 a 30 minutos depois que pegar pressão.
  6. Ao término do tempo, deixe a pressão sair naturalmente.
  7. Abra, vire a carne com a gordura para cima, junte mais 1 colher de manteiga e a cenoura em palito.
  8. Feche a panela outra vez, ligue em fogo alto e assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte entre 8 e 10 minutos.
  9. Por fim, abra a panela, transfira a carne desmanchando e a cenoura macia para uma travessa bem linda e sirva.

Se você gosta de sabores exóticos, é possível adicionar pimentões, batata, mandioquinha, quiabo, entre outros ingredientes. Além disso, experimente colocar outros temperos, como curry, pimenta síria, pimenta da Jamaica e açafrão!

Você é daquelas pessoas que gostam de ver para ter certeza de que está fazendo certo? Não seja por isso, acompanhe o vídeo da receita a seguir:

DICA EXTRA: prepare até dois acompanhamentos com a sobra na panela

Poderíamos facilmente parar a receita por aqui, ou seja, retirar a carne da panela e servir, correto? Mas por que fazer o mais simples quando você pode deixar as pessoas sem fôlego com “técnicas profissionais”?

Nesse sentido, vamos pegar a sobra do cozimento com cebola, tomate, cenoura, alho e temperos e transformar tudo, que tal? Dessa forma, você pode fazer de duas formas maravilhosas:

Sugestão de preparo extra de farofa cremosa

Antes de mais nada, retire os talinhos dos ramos de alecrim e tomilho. Em seguida, passe tudo por uma peneira, de modo a separar o líquido do molho e os ingredientes sólidos, reserve o líquido.

Agora, volte à panela em fogo baixo e adicione farinha da sua preferência até obter a consistência desejada de farofa. Além do mais, incorpore cheiro-verde, manjericão fresco e até mesmo bacon em cubos fritos.

Como resultado, você terá uma farofa que é um excelente acompanhamento para carne de panela, fica um espetáculo de sabor!

Sugestão de preparo extra com molho cheio de sabor

Lembra que acima o caldo da carne foi coado? Então, nessa sugestão a intenção é aprender como engrossar o caldo da carne para espalhar sobre a alcatra assada. Para isso, você precisará de:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (colher rasa)
  • ½ colher (sopa) de farinha de trigo (colher rasa)

Leve o caldo ao fogo e junte os ingredientes, mexendo até incorporar e engrossar. Por último, espalhe sobre a carne e cenouras. Se você busca impressionar alguém, essa é a oportunidade perfeita para acertar em cheio!

7 dicas incríveis para transformar a receita simples de alcatra na pressão

Essa receita de alcatra na pressão em nada se difere do preparo do acém na panela de pressão. Porém, existem alguns “segredinhos” que podem ajudar a obter melhores resultados.

Afinal, nada é tão bom que não possa ser melhorado, não é verdade? Anote cada dica:

  1. Mesmo sendo alcatra, prefira a carne de maior qualidade, já que entrega mais maciez.
  2. Faça a receita apenas com cebola e tomate, ingredientes suficientes para formar o caldo.
  3. Ou opte por adicionar vinho tinto seco com um pouco de água, além de cebola e tomate, assim você terá um caldo ainda mais encorpado.
  4. Se tiver receio de fazer a peça inteira, você também pode cortar e cozinhar bifes grossos, mas o tempo diminui.
  5. Caso coloque 3 bifes grossos para cozinhar, o tempo médio na pressão é de 15 minutos.
  6. Outra forma de encorpar o molho resultante do cozimento, é dissolver ½ colher (sopa) de amido de milho em água e juntar ao caldo.
  7. Não deixe de experimentar temperos e ingredientes que talvez nunca tenha experimentado, como alho-poró, fica divino.

4 cortes da alcatra que agradam todos os gostos

Quando falamos em alcatra na pressão, certamente o que vem à cabeça é cozinhar a peça inteira, não é verdade?

Contudo, a alcatra ou contrafilé são cortes compostos por inúmeros “sub cortes” que podem ser aproveitados individualmente. Assim, ao invés de se limitar apenas à alcatra inteira em si, veja alguns cortes opcionais:

  1. Coração da alcatra: o maior corte da alcatra, o coração pode ter até 8kg, é ultra macio e pode ser vendido no tamanho que quiser.
  2. Bombom da alcatra: o bombom compreende a região central da alcatra, possui sabor bem delicado e muita suculência, ótima como carne de panela e tem um custo-benefício que alegra a todos.
  3. Steak do açougueiro: corte pouco explorado, está localizado entre o osso e o miolo da alcatra, mas não é tão recomendado para pressão, pois geralmente é pequeno, mas não custa tentar.
  4. Miolo da alcatra (baby beef): normalmente o miolo da alcatra é usado em churrasco, mas também dá certo na pressão, visto que possui uma camada de gordura que enriquece o preparo.

DICA EXTRA: um corte da alcatra pouco conhecido é a rolha da alcatra. Isso porque o corte não é tão uniforme e possui uma consistência fibrosa. Nesse sentido, se quiser fazer alcatra desfiada na pressão, procure esse corte no açougue!

A receita de alcatra na pressão não tem como dar errado

Não importa o preparo ou ingredientes escolhidos, pois, a estrela será sempre a alcatra. Aqui mesmo, sempre que sobra os “recursos” a alcatra é a minha primeira escolha para fazer na pressão.

E agora você tem todas as ferramentas para preparar a melhor alcatra na panela de pressão. Então, não esqueça de incluir no cardápio. Aliás, tenha a alcatra na pressão como carne para o almoço de domingo, todos vão amar!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Embora a alcatra tenha um preço mais elevado, sempre tem alguém querendo variar na cozinha e esbanjar. Por isso, aproveite para compartilhar em suas redes sociais e ajudar muita gente ou deixar todo mundo com água na boca. Até a próxima!