Carne Acém: Qual parte do boi? É bom para churrasco?

A carne acém é um dos principais cortes bovinos, que mais acompanha a rotina do brasileiro para diversas receitas. Mas onde fica localizado no boi, você sabe?

Apesar da popularidade, poucas pessoas realmente sabem de onde sai esse corte e quais as suas características. E isso tem uma justificativa curiosa, pois as pessoas tendem a usar o acém apenas moído. Será que dá para usar em outros preparos?

Bom, para descobrir isso entre muitas outras curiosidades, vantagens e dicas de preparo, a alternativa é acompanhar esse conteúdo cheio de informação. Veja!

Qual parte do boi fica a carne acém?

carne acém

Dependendo da região que você comprar a carne, dificilmente vai encontrar por acém. Isso porque em cada lugar os termos referentes às carnes mudam completamente. O acém, por exemplo, é conhecido também como:

  • Agulha
  • Alcatrinha do dianteiro
  • Lombinho
  • Lombo do acém
  • Tirante
  • Chuck (termo em inglês)

Esse corte magnífico está localizado na parte dianteira do gado. Mais especificamente, o acém fica próximo à região do pescoço do boi. “Mas então quer dizer que é um corte grande, pois sempre pensei que era pequeno?”.

Sim, o acém pesa em média 15kg quando bruto, ou seja, sem a limpeza ideal. Além disso, estima-se que o corte representa quase 32% de toda a carne “aproveitável” do boi. Por conseguinte, é um corte consideravelmente robusto.

Características da carne de acém

Para quem está acostumado a comer somente carne Angus e verdadeiros steaks gourmets, certamente o acém passa batido. Digo isso porque a maioria das pessoas costumam dizer que o acém é uma carne de segunda.

Embora eu discorde completamente disso, é assim que parte da população julga o acém. Entre suas principais características, temos:

  • Apesar de relativamente magro, o acém tem um marmoreio favorável, em vista do custo benefício.
  • Por conta disso, apresenta maciez e suculência.
  • O sabor acentuado também é sua marca registrada.
  • Assim como a carne ossobuco, o acém tem uma porcentagem vantajosa de colágeno, rendendo pratos saborosíssimos.
  • Se apresenta em tamanho ideal para todas as finalidades, inclusive churrasco.

DICA EXTRA: antes de comprar o acém, pode ser interessante conversar com aquele açougueiro de confiança. Dessa forma, você consegue explicar certinho o propósito da compra, resultando em cortes feitos para suas receitas!

O corte de acém é bom para churrasco?

Olha, se você quiser levantar uma discussão fervorosa no churrasco com os amigos, basta fazer essa pergunta. Esse corte como parte do churrasco não é um dos mais tradicionais, mas deveria. Afinal, seu custo é baixo se comparado a outros.

Não há como negar que a pessoa precisa saber trabalhar bem o acém, justamente por conta do colágeno. Mas além disso, uma das coisas que podem atrapalhar é a falta de “intimidade” com o corte.

Por exemplo, você não vai no açougue e fala: “quero 3kg de acém, estou planejando um churrasco para 10 pessoas”. Isso porque a falta de certeza sobre o corte, faz o profissional tirar uma carne sem afinidade com o churrasco.

Uma curiosidade, você sabia que da carne acém dá para tirar mais de 10 cortes diferentes? Isso mesmo, percebe como você precisa conhecer em detalhes a carne para extrair o melhor que ela tem a oferecer?

Portanto, o acém é bom para churrasco e quem aprende a prepará-lo dificilmente deixa de fora da lista da churrasqueada.

11 cortes que dá para tirar da carne acém

Quem está acostumado a degustar somente carnes como prime rib, vai se maravilhar com a versatilidade dos cortes do acém. Por exemplo, temos a costelinha ripa, que dá para fazer uma incrível costelinha em tiras na churrasqueira.

Nesse contexto, temos ao menos 11 cortes diferentes que atendem todos os gostos do churrasqueiro, tais como:

  1. Costelinha em ripa.
  2. Short rib.
  3. Costelinha em tiras do acém.
  4. Miolo do acém.
  5. Lombinho do acém.
  6. Chicote do acém.
  7. Cubos do acém.
  8. Medalhão do acém.
  9. Pescoço.
  10. Capa do acém.
  11. Meio do acém.

Em vista disso, é fundamental saber que cada sugestão guarda uma combinação única de maciez, sabor e suculência. Posso destacar o pescoço, que é uma carne mais rígida e deve ser utilizada em cozidos.

Já o miolo do acém é uma verdadeira “manteiga” e derrete de maneira inacreditável na churrasqueira. No entanto, a parte que gostaria de destacar mesmo, é a costelinha em tiras.

Se você já ouviu falar do assado de tiras, saiba que dá para fazer com a costelinha do acém. Sua estrutura de ossos curtos e carne com três dedos de altura que é pura maciez, valoriza seu churrasco.

Para conhecer melhor estes cortes mencionados, recomendo a você dar uma olhada nesse vídeo a seguir. Nele você encontra a desossa completa de uma peça inteira de acém:

Como preparar um maravilhoso churrasco de acém?

Tudo começa com a escolha do corte de preferência. Só que para os iniciantes nessa carne, recomendo o corte de acém sem osso. Aqui podemos entender como o miolo do acém ou até mesmo o meio do acém. Em seguida, faça assim:

  1. Por serem pedaços grandes, espete de fora a fora.
  2. Assim que encher o espeto, salgue com sal triturado de ambos os lados e vamos grelhar.
  3. “Ah, mas não tenho churrasqueira tão boa assim, apenas aquela tradicional de latão, serve?”.
  4. Ô se serve, pois o que manda de verdade é controlar o fogo.
  5. Sendo assim, leve a uma altura considerável do braseiro e vá virando sempre que achar necessário.
  6. O ponto da carne é aquele que agrada seu paladar, simples assim.
  7. O resultado é uma churrasqueada repleta de suculência e gordura saborosa na medida.
  8. Além disso, você terá zero arrependimentos por usar o acém ao invés do bife ancho, por exemplo.

Se mesmo depois de tanta informação sobre essa carne, você estiver em dúvida se dá certo ou não, que tal conferir com seus próprios olhos? Dá uma olhada nesse vídeo abaixo, pois você verá o processo até o assado sair da brasa:

Depois que eu aprendi tudo sobre a carne acém, gasto menos nos churrascos e aproveito mais o que a carne vermelha tem a nos oferecer de melhor. Experimente e se aprofunde nas sugestões de hoje.

Espero muito que tenha gostado dessas super dicas. Tenho certeza de que algumas surpreenderam você, não é mesmo? E não esqueça de compartilhar com aquelas pessoas que sempre falam mal do acém e até próxima!