Espetinho de Sucesso

Abacaxi assado

Nesse artigo de hoje eu vou lhe mostrar como preparar o abacaxi assado, já que é um tipo de petisco que muita gente gosta e outros querem experimentar, então nada mais justo que ensinar o passo a passo de como fazer!

O abacaxi é uma fruta deliciosa e consumida em todo o Brasil, tanto que os churrasqueiros conseguiram adapta-la ao churrasco como um acompanhamento diferenciado para ser consumido juntamente com a carne assada. Muita gente que chega aqui já experimentou, mas querem saber como é feito o abacaxi assado, então eu irei lhe ensinar a receita passo a passo aqui.

Você aprenderá como preparar o abacaxi para ser assado, onde assa-lo para conseguir uma melhor qualidade, dicas de consumo do abacaxi assado e muito mais, então continue lendo e confira nossas rápidas dicas:

Receita de abacaxi assado


O preparo desse petisco doce é muito simples, pois os ingredientes são poucos e é tudo muito fácil. Então confira os itens que você precisará e o modo de preparo do abacaxi. Vale lembrar que aqui eu irei lhe explicar como assar o abacaxi na churrasqueira, mas eu irei lhe explicar ao decorrer desse artigo outros métodos para assar essa fruta:

Primeiramente você irá descascar o abacaxi. Em seguida coloque o espeto de churrasco no abacaxi, sempre se atentando para colocar do talo para baixo e não no meio da fruta.

Depois é só preparar a mistura em um pequeno recipiente com 3 colheres de açúcar e 1 colher de canela em pó. Misture bem e vá jogando aos poucos com uma colher sobre o abacaxi já no espeto. Depois chacoalhe um pouco para tirar o excesso e leve para assar na churrasqueira.

Assim que ele ficar no ponto de assado, você irá retirar o espeto da churrasqueira e deverá tirar as fatias em volta do abacaxi, como se tira normalmente de uma carne no espeto. Depois disso é só passar a mistura de açúcar com canela novamente e levar para a churrasqueira. Dessa forma você vai repetindo o processo até acabar o abacaxi!

Assar abacaxi na churrasqueira, no forno ou grelhar?


A maioria das pessoas que vão preparar esse tipo de assado para consumo costumam utilizar a churrasqueira a carvão para assa-lo no espeto, seguindo exatamente a receita que mostrei aqui anteriormente, porém existem outras opções que você poderá utilizar para assar o abacaxi e também ficar saboroso.

Fazer o abacaxi assado no forno também é algo comum para quem quer fazer em casa rapidamente para consumo. A receita é basicamente a mesma, porém você irá cortar o abacaxi em rodelas, colocar em uma travessa, colocar um pouco de canela em pó por cima e depois levar para o forno por cerca de 10 a 15 minutos.

Também é possível fazer o abacaxi grelhado, que é mais uma opção interessante para servir aos seus amigos. Tem um vídeo muito bom no canal BBQ em Casa que ensina passo a passo como preparar o abacaxi com uma calda que leva Rum.

Dicas para preparar o abacaxi assado


Como você pôde ver na receita anterior, é bastante fácil preparar o abacaxi assado e não tem como errar, mas existem alguns pequenos detalhes que é necessário ficar atento para que fique perfeito:

Aproveite e confira também o vídeo abaixo, que foi produzido pela TV Churrasco e que mostra passo a passo como fazer o abacaxi assado, além de algumas dicas extras para preparar o seu petisco delicioso:

Como servir o abacaxi assado?


Esse é um tipo de petisco muito consumido em churrascos, portanto ele combina perfeitamente com a carne assada, então basta escolher uma carne boa para churrasco, prepara-la e assar. Asse também o abacaxi e sirva juntamente com a carne e outros acompanhamentos como farofa, vinagrete, mandioca cozida e outros alimentos rápidos.

Para quem vai preparar o abacaxi assado em casa, saiba que também é uma boa opção para servir aos amigos e combina perfeitamente com qualquer tipo de carne assada. Inclusive é uma boa pedida para servir nas ceias de final de ano.

Vale a pena assar abacaxi para churrasco?


Com certeza vale muito a pena preparar o abacaxi no espeto porque é algo bastante saboroso e é ideal para quem deseja surpreender seus amigos com algo diferenciado durante o churrasco. Então se você chegou até aqui querendo aprender como fazer abacaxi assado, acredito que deu para notar que é bastante fácil prepara-lo e compensa muito ter esse tipo de alimento em seu churrasco.

Enfim, espero que tenha gostado de mais essa dica que eu destaquei aqui e se quiser aprender tudo sobre o preparo de um churrasco incrível com os mais variados acompanhamentos, recomendo que se inscreva no Curso Mestre do Churrasco, que é um material exclusivo para quem deseja fazer churrasco em casa.