1 kg de carne moída faz quantas kaftas

Para descobrir de uma vez sobre 1kg de carne moída faz quantas kaftas, é fundamental entender as técnicas por trás do preparo dos espetinhos.

Apesar de ser uma receita tradicionalmente árabe, o brasileiro tem incorporado cada dia mais em sua refeição. Dessa forma, seja em espetinhos ou assadas no forno, vou mostrar para você tudo o que precisa saber sobre a kafta. Vamos lá?

Com 1 kg de carne moída faz quantas kaftas?

1kg de carne moída faz quantas kaftas

De modo geral, é possível fazer entre 10 e 12 kaftas com 1kg de carne moída, mas essa quantidade pode variar bastante.

Quando falamos em espetinhos de carne moída, é preciso definir o peso do espetinho, ou seja, a quantidade de carne moída para fazer um espetinho realmente suculento e macio.

Normalmente, você encontra a kafta em mercados, churrasquinhos especializados e bares de espetinhos, por exemplo. Nesses casos, é comum que o peso do espetinho seja padronizado e fique próximo de 100g.

Mas ainda assim há pessoas que reduzem a quantidade de carne, criando kaftas com 60g a 80g. Além de agilizar na hora de assar, gera economias no bolso. Porém, particularmente não recomendo fazer a kafta, principalmente no espetinho, com menos de 100g.

Isso porque esse é o peso ideal, tanto para o consumo quanto para a qualidade da carne assada em si.

Afinal, quanto mais carne, menores as chances de ressecar a kafta e, posso garantir, carne ressecada pode acabar com aquela experiência maravilhosa que a kafta proporciona.

Qual a melhor carne moída para espetinho de kafta?

A grande variedade na escolha da carne moída é uma das vantagens de fazer kafta. Digo isso porque você pode utilizar desde carnes na promoção, como o músculo, até mesmo cortes mais nobres, como é o caso do espetinho de kafta com alcatra.

Na realidade, tudo depende do seu bolso, mas se o objetivo for para venda, pode compensar optar pelo acém ou coxão mole moído.

O preço de ambos os cortes é atrativo e faz jus a qualidade da carne, que se apresenta com uma boa taxa de gordura, característica essencial para a kafta bem-feita.

Porém, cuidado na hora de pedir para moer a carne, faça questão de mencionar ao açougueiro sua finalidade. Desse modo, você garante que a carne não venha muito gordurosa e cheia de nervos.

Pensando em fazer espetinho gourmet também? Então, a estratégia é investir em uma carne mais nobre, como a alcatra, agregando valor à qualidade da kafta! 😉

Quanto pesa uma kafta e como fazer com facilidade?

Não pense você que há uma regra para isso, pelo contrário, seria interessante considerar a quantidade de especiarias, temperos e azeite para a mistura e temperagem da mistura.

Por exemplo, se você planeja padronizar os espetinhos de kafta com 100g, pese também todos os ingredientes que farão parte da receita. Inclusive, deixe uma pequena margem, digamos de 10g de carne moída, pois ainda há o espeto de madeira.

A receita será de kafta recheada com queijo? Então, a quantidade de carne deve ser reduzida para equilibrar sabores e ingredientes.

Quando fazemos a kafta para um churrasco de domingo, certamente não é preciso ser milimétrico no preparo. Pelo contrário, quanto mais carne no espetinho, mais saboroso e irresistível.

Entretanto, a padronização na venda reflete profissionalismo, cuidado e, no caso da venda, lucratividade na medida.

Muitas pessoas podem deixar de aproveitar a kafta, simplesmente por acreditar ser algo complexo de fazer, quando na verdade é simples. O procedimento envolve:

  • Escolha da carne moída de qualidade.
  • Definição dos temperos e especiarias.
  • Temperagem da carne.
  • Montagem dos espetinhos.

Logo, coloque todos os temperos na carne, misture bem para agregar os sabores, separe as porções de cada kafta e modelo no palito. Pense que é como preparar um hambúrguer, mas com formato de espetinho.

DICA EXTRA: quer ter uma experiência próxima da kafta tradicional? Então, use temperos como salsinha picada, hortelã fresco picado, cebola e alhos picados, cominho, pimenta Síria, cúrcuma, sal e azeite, só isso! 😉

Como colocar a kafta no saquinho de geladinho: técnica prática!

Você já ouviu falar da técnica de usar o saquinho de geladinho para fazer kafta? Além de ajudar no armazenamento correto, facilita e agiliza muito o processo de montagem nos espetos, veja como:

  1. Depois de temperar toda a carne moída, reserve.
  2. Separe as porções de cada espeto.
  3. Utilize também um funil de alumínio de tamanho médio.
  4. Posicione a boca do saquinho na saída do funil.
  5. Coloque a porção de carne moída e empurre com uma colher de pau até o final do saquinho.
  6. Em seguida, modele inicialmente com as mãos até o formato de espetinho.
  7. Por fim, coloque o espeto de madeira no centro da carne.
  8. Finalize de modelar para ficar bem redondinho e está pronto.

Vídeo da técnica na prática:

DICA EXTRA: para a kafta recheada com muçarela, essa técnica é ainda melhor, pois simplifica o processo, basta espetar o queijo e levar ao saquinho já com a carne, fica a sugestão! 😉

Quer saber ainda mais sobre a kafta, escolha das carnes e métodos diferenciados para espetinhos?

Então, minha última recomendação é para você conhecer o Curso Mestre do Espetinho, que traz as principais dicas, truques e sugestões para incrementar seus espetinhos, confere lá depois!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!